Blog

Que tipo de inovação a FABBO Futuros faz? 

Essa pergunta é comum quando nos aproximamos de potenciais clientes, mas na verdade, deveria ser: 

Como a FABBO Futuros pode impulsionar a inovação em minha empresa?

Sendo assim, nesse artigo, vamos responder a essa pergunta explicando brevemente como funciona nossa metodologia de inovação. 

Mas antes de tudo é bom relembrar:

     

      • O que é inovação?

      • Por que ela é importante para minha empresa?

      • O que pode ser criado nesse processo?

      • Resultados (criação de valor) que podem ser alcançados

      • Em quais áreas da minha empresa posso inovar? 

    Conceito de inovação

    Inovação é criação e captura de valor para sua empresa através de novos projetos. 

    Por que inovar é importante?

    A inovação é vital para qualquer empresa:

    • Empresas inovadoras criam um ciclo de crescimento, prosperidade e longevidade, garantindo sua continuidade.

    • Elas oferecem maior retorno aos acionistas, o que resulta em maior acesso a crédito e investimentos – ou seja, faturam mais.

    • A marca de uma empresa inovadora é mais valorizada, permitindo que ela cobre mais por seus produtos e serviços, tornando-se também, mais atraente para investidores e com maior valor de mercado.

    • Fornecedores, distribuidores e parceiros preferem empresas inovadoras, pois suas ideias e projetos são bem aceitos e desenvolvidos com rapidez, resultando em negociações e parcerias mais vantajosas.

    • Profissionais buscam oportunidades em empresas reconhecidamente inovadoras, pois estas oferecem espaço e incentivo para criatividade e crescimento, tornando-se destinos ideais para captação e retenção de talentos.

    Quais são os tipos de conceito de negócios que podem ser criados?

    • Estabelecimento de novas redes e parcerias.

    • Desenvolvimento de novas estratégias de preços.

    • Criação de novos modelos de negócios.

    • Adoção de novas abordagens de produção.

    • Lançamento de novos produtos ou serviços.

    • Inovação na forma de entrega.

    • Aquisição de novos clientes e criação de experiências inovadoras.

    Quais são os resultados (valor criado) dos projetos de inovação?

    • Crescimento da empresa.

    • Aumento no faturamento.

    • Expansão para novos nichos de mercado, gerando novas fontes de receita.

    • Redução de diversos custos ao longo da cadeia de valor.

    • Aumento e/ou retenção de clientes.

    • Retenção de talentos.

    • Aperfeiçoamento de processos, aumentando a produtividade.

    Em quais áreas da minha empresa posso inovar? 

    As oportunidades de inovação podem ser identificadas em qualquer área de sua empresa:

       

        • PRODUÇÃO: incorporando tecnologias de ponta, refinando processos e valorizando seus ativos.

        • MARKETING: envolvendo clientes, atendendo necessidades, criando experiências únicas.

        • OFERTA: aprimorando produtos, reinventando serviços, otimizando sistemas e fortalecendo sua marca.

        • ENTREGA: aprimorando o momento, o local e os canais de interação com seus clientes.

        • MODELO DE NEGÓCIOS: melhoria ou redesenho. 

      Como funciona um projeto de inovação?

      Mãos à obra, agora vamos explicar como funciona nossa metodologia de inovação: 

      O início do projeto de inovação

      Nosso projeto começa com uma conversa com sua liderança-chave e a equipe designada por você. Queremos compreender onde sua empresa se encontra e quais melhorias você busca para garantir que suas expectativas sejam atendidas ou superadas. 

      Neste momento, mapeamos os stakeholders e identificamos as razões que levaram à necessidade de inovação – seja a pressão dos acionistas, as mudanças no mercado, a concorrência acirrada, as demandas dos clientes, entre outras. Além disso, alinhamos nossas expectativas quanto a valores e prazos, determinando o escopo da inovação: local ou global, a curto, médio ou longo prazo, incremental ou radical, com baixo ou alto investimento, focada no mercado atual ou em novas oportunidades, mantendo o core business existente ou explorando um novo core business, além de estabelecer seu perfil de inovação: imitador, seguidor ou desbravador.

      Insights durante o projeto de inovação

      Com esse alinhamento inicial, mergulhamos na sua empresa, trabalhando em conjunto com seus stakeholders para identificar oportunidades de inovação. Isso inclui entrevistas com colaboradores de diferentes hierarquias e departamentos, além de conversas com clientes, fornecedores e, em alguns casos, até mesmo concorrentes, dependendo do seu mercado de atuação. Simultaneamente, acompanhamos as tendências futuras que impactam seu negócio, criando cenários e identificando soluções em toda a cadeia de valor – como mencionado anteriormente.

      Munidos dessas informações, organizamos workshops envolvendo sua equipe (representantes de diversos departamentos e hierarquias) na etapa que chamamos de “Insights”. Através de dinâmicas interativas, capturamos as impressões e ideias da sua equipe.

      Mercados de atuação mapeados no projeto de inovação

      Na fase seguinte, usando os dados do primeiro workshop, exploramos as possibilidades de expansão do seu negócio, definindo, em conjunto, as áreas de crescimento.

      Conceitos de negócio criados no projeto de inovação

      Avançando, desenvolvemos conceitos de negócios envolventes dentro do campo escolhido e apresentamos a você para a seleção dos conceitos mais promissores.

      Business Case de Inovação

      Na fase final, trabalhamos lado a lado com os clientes para criar um business case que ajudará a visualizar o conceito, abordar incertezas, estabelecer planos táticos, criar uma proposta de valor sólida, detalhar o conceito de negócios, construir um modelo de negócios, analisar o tamanho do mercado, além de desenvolver o plano de ação e indicadores.

      Execução do projeto de inovação

      A execução é parte mais importante do projeto de inovação pois é onde a inovação realmente vai trazer o valor esperado. Por isso é muito importante que a empresa tenha uma equipe dedicada a isso com prazos e responsabilidades bem definidos sempre reportando a evolução do plano de ação com a liderança, para ajustes e melhorias.

      Se necessário, de acordo com o estágio da cultura de inovação da sua empresa e da existência ou não de processos e área de projetos, podemos acompanhar o desenvolvimento do plano de ação e trabalharmos na criação de engajamento e mudança de mentalidade com a equipe responsável pelo projeto, para que a inovação se torne parte integrante da cultura empresarial e que a execução seja feita. 

      Sua consultoria de inovação conhece meu mercado?

      A metodologia de inovação é adaptável a empresas de todos os tamanhos e segmentos de mercado. Não é necessário que a consultoria seja especializada em um setor específico, pois nosso foco inicial é compreender profundamente sua empresa e seu mercado, a fim de resolver os desafios existentes. Na verdade, é vantajoso que tenhamos conhecimento em diversas áreas, pois isso nos permite oferecer insights mais ricos para seus projetos.

      O que mais a FABBO Futuros faz?

      Além disso, caso sua empresa necessite de soluções específicas e projetos direcionados, a FABBO Futuros oferece uma gama de serviços, incluindo planejamento estratégico, Experience Design (Metaexperiências), design de serviços, foresight estratégico, workshops especializados e palestras. 

      Em breve, publicaremos artigos detalhados, explicando cada um desses serviços.

      Precisa inovar? Fale conosco no link abaixo:

      https://wa.me/5511972380648

      Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

      Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

      Compartilhe:

      Facebook
      Twitter
      LinkedIn
      Email
      WhatsApp
      Pinterest
      pt_BR