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action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home2/fabbof55/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121Por Fabr\u00edcia Botelho<\/p>\n\n
Criar um evento que atraia e engaje diferentes gera\u00e7\u00f5es pode ser um desafio. Cada grupo tem prefer\u00eancias distintas quando o assunto \u00e9 formato, comunica\u00e7\u00e3o e conte\u00fado. Enquanto os\u00a0Baby Boomers\u00a0preferem encontros formais e estruturados, a\u00a0Gera\u00e7\u00e3o X\u00a0busca eventos h\u00edbridos e networking. Os\u00a0Millennials\u00a0valorizam experi\u00eancias imersivas, enquanto a\u00a0Gera\u00e7\u00e3o Z\u00a0quer autenticidade e tecnologia. J\u00e1 a\u00a0Gera\u00e7\u00e3o Alpha\u00a0est\u00e1 crescendo em um ambiente digital e interativo.<\/p>\n\n
No mundo dos eventos, entender as diferen\u00e7as entre gera\u00e7\u00f5es e criar experi\u00eancias personalizadas \u00e9 essencial para garantir relev\u00e2ncia, engajamento e impacto duradouro. Inspirada pelo olhar estrat\u00e9gico da\u00a0FABBO Futuros<\/strong>, essa abordagem vai al\u00e9m da segmenta\u00e7\u00e3o et\u00e1ria e considera inova\u00e7\u00e3o, comportamento e novas tecnologias para estruturar eventos que realmente conectam marcas e pessoas.<\/p>\n\n Neste artigo, voc\u00ea ter\u00e1 acesso a insights valiosos e exemplos pr\u00e1ticos de eventos B2B e B2C para cada gera\u00e7\u00e3o, explorei algumas tend\u00eancias em eventos de acordo com cada gera\u00e7\u00e3o e trazemos exemplos de eventos\u00a0B2B (business-to-business)\u00a0e\u00a0B2C (business-to-consumer)\u00a0para cada grupo para que voc\u00ea possa fazer um benchmarking para seu pr\u00f3ximo evento.\u00a0<\/p>\n\n O desafio de criar eventos para diferentes gera\u00e7\u00f5es<\/p>\n\n Ao organizar um evento, \u00e9 importante levar em conta fatores como:<\/p>\n\n E o que deve ser levado em considera\u00e7\u00e3o ao criar um evento para uma gera\u00e7\u00e3o espec\u00edfica?<\/p>\n\n “Os eventos do futuro ser\u00e3o cada vez mais\u00a0h\u00edbridos, personaliz\u00e1veis e acess\u00edveis, permitindo que cada participante escolha como deseja interagir.\u00a0O verdadeiro sucesso de um evento est\u00e1 na sua capacidade de conectar pessoas, independentemente da idade.” Fabr\u00edcia Botelho\u00a0<\/strong><\/p>\n<\/blockquote>\n\n Os Baby Boomers (1946-1964) valorizam credibilidade, qualidade e profundidade de conte\u00fado, networking e aprendizado estruturado.<\/p>\n\n Os formatos de eventos preferidos s\u00e3o\u00a0confer\u00eancias presenciais, feiras e eventos corporativos e\u00a0eventos que contenham\u00a0palestras aprofundadas, networking tradicional e eventos h\u00edbridos tem grande chance de sucesso.\u00a0<\/p>\n\n Experi\u00eancias H\u00edbridas e Confort\u00e1veis\u00a0\u2013 Embora muitos Boomers prefiram eventos presenciais, a op\u00e7\u00e3o de transmiss\u00f5es online e formatos h\u00edbridos permite maior acessibilidade, especialmente para aqueles que valorizam conveni\u00eancia.<\/p>\n\n Eventos com Prop\u00f3sito e Conex\u00f5es Aut\u00eanticas\u00a0\u2013 Valorizam encontros que incentivem networking significativo e reflitam seus valores, como eventos beneficentes, confer\u00eancias culturais e encontros de ex-alunos.<\/p>\n\n Turismo de Experi\u00eancia e Imers\u00e3o Cultural\u00a0\u2013 Viagens e eventos que oferecem roteiros personalizados e oportunidades de aprendizado, como festivais gastron\u00f4micos e programas de imers\u00e3o cultural, s\u00e3o muito atrativos.<\/p>\n\n Eventos B2B para Baby Boomers:<\/p>\n\n Eventos B2C para Baby Boomers:<\/p>\n\n A Gera\u00e7\u00e3o X (1965 \u2013 1980) busca flexibilidade, conte\u00fado pr\u00e1tico, aprendizado cont\u00ednuo e networking estrat\u00e9gico.<\/p>\n\n Os formatos preferidos de eventos para essa gera\u00e7\u00e3o s\u00e3o\u00a0eventos h\u00edbridos, congressos e workshops, que funcionam muito bem quando proporcionam sess\u00f5es interativas, flexibilidade e aplica\u00e7\u00e3o pr\u00e1tica do conte\u00fado.<\/p>\n\n Formato Flex\u00edvel e Personaliz\u00e1vel\u00a0\u2013 Eventos que permitem personaliza\u00e7\u00e3o, como trilhas tem\u00e1ticas em confer\u00eancias e pacotes customiz\u00e1veis, s\u00e3o mais atraentes para essa gera\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n Bem-Estar e Equil\u00edbrio Entre Vida Pessoal e Profissional\u00a0\u2013 A Gera\u00e7\u00e3o X busca eventos que respeitem seu tempo e ofere\u00e7am experi\u00eancias voltadas ao bem-estar, como retiros corporativos e eventos com espa\u00e7os de relaxamento.<\/p>\n\n Conte\u00fado de Valor e Workshops Pr\u00e1ticos\u00a0\u2013 Interessam-se por eventos que ofere\u00e7am aprendizado aplic\u00e1vel e networking estrat\u00e9gico, como mentorias, pain\u00e9is de discuss\u00e3o e treinamentos executivos.<\/p>\n\n Eventos B2B para a Gera\u00e7\u00e3o X:<\/p>\n\n Eventos B2C para a Gera\u00e7\u00e3o X:<\/p>\n\n Os Millennials (1981-1996) valorizam autenticidade, experi\u00eancias compartilh\u00e1veis, conex\u00e3o digital e interatividade.<\/p>\n\n Os formatos vencedores para essa gera\u00e7\u00e3o s\u00e3o\u00a0festivais, eventos gamificados e confer\u00eancias disruptivas que funcionam muito bem entregando conte\u00fado visual de qualidade, ativa\u00e7\u00f5es de marca e intera\u00e7\u00f5es em redes sociais.<\/p>\n\n Eventos Instagram\u00e1veis e Experi\u00eancias Compartilh\u00e1veis\u00a0\u2013 Ambientes interativos e altamente visuais, como instala\u00e7\u00f5es art\u00edsticas imersivas e cen\u00e1rios fotog\u00eanicos, aumentam o engajamento digital.<\/p>\n\n Sustentabilidade e Consumo Consciente\u00a0\u2013 Preferem eventos sustent\u00e1veis, com redu\u00e7\u00e3o de pl\u00e1stico, alimenta\u00e7\u00e3o org\u00e2nica e compensa\u00e7\u00e3o de carbono. O impacto social e ambiental \u00e9 um fator decisivo.<\/p>\n\n Gamifica\u00e7\u00e3o e Interatividade\u00a0\u2013 Eventos que utilizam desafios, pontua\u00e7\u00f5es e premia\u00e7\u00f5es para engajar o p\u00fablico tornam-se mais atrativos, especialmente em congressos e feiras.<\/p>\n\n Eventos B2B para Millennials:<\/p>\n\n Eventos B2C para Millennials:<\/p>\n\n A Gera\u00e7\u00e3o Z (1997-2009) busca tecnologia, prop\u00f3sito, inova\u00e7\u00e3o, autenticidade e engajamento digital.<\/p>\n\n Eventos de\u00a0eSports, eventos h\u00edbridos e intera\u00e7\u00f5es gamificadas que contem com influenciadores, gamifica\u00e7\u00e3o e interatividade s\u00e3o os mais bem sucedidos.<\/p>\n\n Experi\u00eancias Imersivas e Tecnologia de Ponta\u00a0\u2013 Eventos que utilizam Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR) e Intelig\u00eancia Artificial (IA) para criar experi\u00eancias imersivas s\u00e3o os preferidos.<\/p>\n\n Acessibilidade e Inclus\u00e3o\u00a0\u2013 Buscam eventos que promovam diversidade e inclus\u00e3o, com acessibilidade digital, linguagens neutras e espa\u00e7os seguros para diferentes p\u00fablicos.<\/p>\n\n Eventos com Influenciadores e Criadores de Conte\u00fado\u00a0\u2013 A Gera\u00e7\u00e3o Z valoriza eventos que envolvem seus influenciadores favoritos, seja em pain\u00e9is, meet & greets ou ativa\u00e7\u00f5es de marca.<\/p>\n\n Eventos B2B para a Gera\u00e7\u00e3o Z:<\/p>\n\n Eventos B2C para a Gera\u00e7\u00e3o Z:<\/p>\n\n A Gera\u00e7\u00e3o Alpha (2010-2025), o futuro da experi\u00eancia, cresceu em um mundo dominado por intelig\u00eancia artificial e personaliza\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n Seu formato preferido de eventos s\u00e3o experi\u00eancias interativas, eventos educacionais e eventos com realidade aumentada, aprendizado digital e ambientes seguros.<\/p>\n\n Eventos Educacionais e L\u00fadicos\u00a0\u2013 Atividades que misturam aprendizado e divers\u00e3o, como feiras de ci\u00eancia, exposi\u00e7\u00f5es interativas e eventos de cultura pop, s\u00e3o altamente engajantes para essa gera\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n Personaliza\u00e7\u00e3o com Intelig\u00eancia Artificial\u00a0\u2013 Com a IA presente no dia a dia dessa gera\u00e7\u00e3o, eventos que oferecem experi\u00eancias personalizadas baseadas em prefer\u00eancias individuais ser\u00e3o mais impactantes.<\/p>\n\n Seguran\u00e7a Digital e Controle Parental\u00a0\u2013 Como dependem da supervis\u00e3o dos pais, eventos infantis e juvenis precisam garantir ambientes seguros, tanto f\u00edsica quanto digitalmente.<\/p>\n\n Eventos B2C para a Gera\u00e7\u00e3o Alpha:<\/p>\n\n Definir comportamentos exclusivamente com base na gera\u00e7\u00e3o tem se tornado mais desafiador, pois fatores como cultura, acesso \u00e0 tecnologia, contexto socioecon\u00f4mico e experi\u00eancias individuais influenciam tanto (ou mais) do que a idade. No entanto, ainda \u00e9\u00a0vi\u00e1vel\u00a0e\u00a0\u00fatil, desde que seja feito com um olhar mais flex\u00edvel e atualizado.<\/p>\n\n O que ainda faz sentido?<\/p>\n\n Macrotend\u00eancias geracionais: Algumas caracter\u00edsticas gerais continuam sendo relevantes, como a familiaridade da Gera\u00e7\u00e3o Z com tecnologia, o foco dos Millennials em experi\u00eancias e a prefer\u00eancia dos Boomers por tradi\u00e7\u00e3o. Essas tend\u00eancias ajudam na segmenta\u00e7\u00e3o inicial, mas n\u00e3o devem ser vistas como regras r\u00edgidas.<\/p>\n\n Impacto do contexto hist\u00f3rico: Cada gera\u00e7\u00e3o foi moldada por eventos e transforma\u00e7\u00f5es sociais, como a ascens\u00e3o da internet para os Millennials e a pandemia para a Gera\u00e7\u00e3o Alpha. Isso impacta h\u00e1bitos de consumo, formas de comunica\u00e7\u00e3o e valores.<\/p>\n\n Tend\u00eancias de consumo e comportamento digital: As gera\u00e7\u00f5es ainda demonstram padr\u00f5es distintos de uso de tecnologia e consumo de m\u00eddia. Por exemplo, a Gera\u00e7\u00e3o Z prefere conte\u00fado curto e din\u00e2mico (como TikTok), enquanto os Boomers ainda confiam mais em m\u00eddias tradicionais.<\/p>\n\n O que precisa ser atualizado?<\/p>\n\n Evolu\u00e7\u00e3o dos perfis geracionais: O comportamento de uma gera\u00e7\u00e3o pode mudar ao longo do tempo. Millennials que antes eram vistos como jovens inovadores agora est\u00e3o mais focados em estabilidade e fam\u00edlia.<\/p>\n\n Segmenta\u00e7\u00e3o por valores e interesses, n\u00e3o apenas idade: Muitas vezes, pessoas de diferentes gera\u00e7\u00f5es compartilham os mesmos interesses. Um evento de sustentabilidade pode atrair Millennials, Gera\u00e7\u00e3o Z e at\u00e9 Boomers engajados na causa.<\/p>\n\n Diversidade dentro da pr\u00f3pria gera\u00e7\u00e3o: Nem todos os Millennials t\u00eam as mesmas prioridades, e o mesmo vale para qualquer outra gera\u00e7\u00e3o. O contexto econ\u00f4mico, local de moradia e n\u00edvel de instru\u00e7\u00e3o fazem diferen\u00e7a no comportamento.<\/p>\n\n O futuro da segmenta\u00e7\u00e3o geracional<\/p>\n\n Em vez de definir comportamentos exclusivamente por gera\u00e7\u00e3o, uma abordagem mais eficaz \u00e9 combinar\u00a0dados geracionais com an\u00e1lises comportamentais baseadas em h\u00e1bitos, prefer\u00eancias e valores. Ferramentas de IA e an\u00e1lise de dados j\u00e1 est\u00e3o ajudando empresas e organizadores de eventos a criar experi\u00eancias mais personalizadas sem depender apenas de estere\u00f3tipos geracionais.<\/p>\n\n Ou seja,\u00a0gera\u00e7\u00f5es ainda importam, mas sozinhas n\u00e3o explicam tudo. O ideal \u00e9 usar a segmenta\u00e7\u00e3o geracional como um ponto de partida, complementado por insights mais espec\u00edficos sobre o p\u00fablico-alvo.\u00a0<\/p>\n\n Nem todo evento precisa ser focado em uma \u00fanica gera\u00e7\u00e3o. Alguns conseguem criar experi\u00eancias que atraem diferentes faixas et\u00e1rias ao mesmo tempo.<\/p>\n\n Eventos B2B Intergeracionais:<\/p>\n\n Eventos B2C Intergeracionais:<\/p>\n\n Criar um evento que dialogue com diferentes gera\u00e7\u00f5es exige\u00a0planejamento estrat\u00e9gico, flexibilidade e criatividade. Para garantir o engajamento do p\u00fablico, \u00e9 fundamental entender como cada gera\u00e7\u00e3o prefere interagir, consumir conte\u00fado e vivenciar experi\u00eancias.<\/p>\n\n Os eventos do futuro ser\u00e3o cada vez mais\u00a0h\u00edbridos, personaliz\u00e1veis e acess\u00edveis, permitindo que cada participante escolha como deseja interagir.\u00a0O verdadeiro sucesso de um evento est\u00e1 na sua capacidade de conectar pessoas, independentemente da idade.\u00a0<\/p>\n\n \u00a0<\/p>\n\t\t\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Por Fabr\u00edcia Botelho Criar um evento que atraia e engaje diferentes gera\u00e7\u00f5es pode ser um desafio. Cada grupo tem prefer\u00eancias distintas quando o assunto \u00e9 formato, comunica\u00e7\u00e3o e conte\u00fado. Enquanto os\u00a0Baby Boomers\u00a0preferem encontros formais e estruturados, a\u00a0Gera\u00e7\u00e3o X\u00a0busca eventos h\u00edbridos e networking. Os\u00a0Millennials\u00a0valorizam experi\u00eancias imersivas, enquanto a\u00a0Gera\u00e7\u00e3o Z\u00a0quer autenticidade e tecnologia. J\u00e1 a\u00a0Gera\u00e7\u00e3o Alpha\u00a0est\u00e1 crescendo […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-921","post","type-post","status-publish","format-standard","hentry","category-uncategorized"],"acf":[],"yoast_head":"\n\n
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Eventos feitos para a gera\u00e7\u00e3o Boomer<\/h2>\n\n
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O que a gera\u00e7\u00e3o X espera de um evento?<\/h2>\n\n
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A gera\u00e7\u00e3o Y (Milleniuns) esperam autenticidade nos eventos que frequentam<\/h2>\n\n
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Se o evento n\u00e3o tem tecnologia a gera\u00e7\u00e3o Z nem sai de casa<\/h2>\n\n
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A gera\u00e7\u00e3o Alpha j\u00e1 quer eventos feitos para ela<\/h2>\n\n
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Eventos intergeracionais \u2013 unindo gera\u00e7\u00f5es em uma s\u00f3 experi\u00eancia<\/h2>\n\n
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