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action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home2/fabbof55/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121<\/p>\n\n\n\n A vida me levou hoje a descobrir\/lembrar que: <\/p>\n\n\n\n O humano tem que ser colocado no centro das decis\u00f5es da tecnologia e me espantei que supostamente em algum momento n\u00e3o tenhamos sido colocados nessa posi\u00e7\u00e3o.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Que temos (todas as pessoas) que aprender mais profundamente sobre intelig\u00eancia artificial para pararmos de tem\u00ea-la e aprendermos a us\u00e1-la a nosso favor. E que algu\u00e9m (tem algu\u00e9m a\u00ed?) precisa regular e tra\u00e7as limites \u00e9ticos para metaverso e intelig\u00eancia artificial. Quem sabe descubro quem \u00e9 esse algu\u00e9m at\u00e9 o fim desse evento?!<\/p>\n\n\n\n Que n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil fazer o que \u00e9 certo e que fazer isso quando quase ningu\u00e9m faz pode ser desanimador, mas que ainda assim vale a pena. <\/p>\n\n\n\n HUMANIDADE NO METAVERSO: O QUE O DESIGN TEM A VER COM ISSO?<\/p>\n\n\n\n Cathy Hackl (Chief Metaverse Officer da Journey), Anu Puvvada (Metaverse Center of Excellence da KPMG), Kay Sargent (Senior Principal da HOK) e Ted Schilowitz (Futurist da Paramount Pictures).<\/p>\n\n\n\n Um painel bem animado, que trouxe alguns insights bem interessantes de pessoas que j\u00e1 est\u00e3o construindo o metaverso. <\/p>\n\n\n\n As empresas tem a responsabilidade de colocar o ser humano no centro de suas decis\u00f5es e escolhas e deixar que elas se manifestem e se expressem. (Uma observa\u00e7\u00e3o: parece \u00f3bvio, mas n\u00e3o \u00e9 j\u00e1 que tem tanta gente ainda falando isso)<\/p>\n\n\n\n Mencionaram algumas ind\u00fastrias que ser\u00e3o bem impactadas pelo metaverso: tecnologia, finan\u00e7as, medicina, educa\u00e7\u00e3o, moda e entretenimento.<\/p>\n\n\n\n Uma das melhores coisas s\u00e3o as possibilidades maravilhosas para as pessoas com defici\u00eancias.<\/p>\n\n\n\n A forma como as pessoas est\u00e3o se manifestando no metaverso \u00e9 completamente diferente de como se manifestam no mundo real e nas redes sociais. <\/p>\n\n\n\n Uma das preocupa\u00e7\u00f5es \u00e9 que o ambiente no metaverso pode ser muito sombrio caso n\u00e3o se estabele\u00e7am limites \u00e9ticos. Importante entender quem definir\u00e1 esses limites. Confian\u00e7a \u00e9 muito importante para se avan\u00e7ar.<\/p>\n\n\n\n Cada decis\u00e3o sobre cor e formas feita por designers afetar\u00e3o o comportamento das pessoas no metaverso.<\/p>\n\n\n\n \u00c9 tamb\u00e9m muito importante pensar nas pessoas que n\u00e3o ter\u00e3o acesso \u00e0 tecnologia do metaverso, lembrando que tem muitas pessoas que sequer tem acesso \u00e0 internet ao redor do mundo.<\/p>\n\n\n\n Tudo ser\u00e1 aberto no metaverso, exceto informa\u00e7\u00f5es sens\u00edveis.<\/p>\n\n\n\n Bullying virtual \u00e9 muito mais intenso pois \u00e9 24×7, antes sofr\u00edamos bullying na escola e \u00edamos para a casa e o problema amenizava, agora as crian\u00e7as lidam com isso o dia todo. <\/p>\n\n\n\n Quando se trata desse tipo de tecnologia deve-se pensar o tempo todo: o que pode dar errado? E tentar endere\u00e7ar essas quest\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n Precisamos ter cuidado com o que estamos criando pois nem todo mundo \u00e9 bom intencionado. <\/p>\n\n\n\n E uma frase que Cathy Hackl atribui a um colaborador dela: \u2018A Intelig\u00eancia artificial n\u00e3o vai tomar seu emprego, mas algu\u00e9m que entende de intelig\u00eancia artificial vai.\u201d<\/p>\n\n\n\n JOHN MAEDA<\/p>\n\n\n\n VP de design e Intelig\u00eancia Artifical da Microsoft<\/p>\n\n\n\n A palestra foi divertida, mas um pouco dif\u00edcil de acompanhar as partes t\u00e9cnicas da palestra. Para obter bons resultados, teremos que aprender muito mais sobre contexto e cogni\u00e7\u00e3o ao construir esses sistemas. Nas palavras de Maeda: Designers ter\u00e3o que aprender a falar a linguagem das m\u00e1quinas para interagir com ferramentas de IA \u2013 saber usar corretamente o prompt. <\/p>\n\n\n\n A import\u00e2ncia de saber fazer o prompt tamb\u00e9m foi falada por Amy Webb no segundo dia do evento. <\/p>\n\n\n\n RYAN GELLERT <\/p>\n\n\n\n CEO da Patag\u00f4nia e amigo de inf\u00e2ncia do Kelly Slater<\/p>\n\n\n\n Falou um pouco da recente doa\u00e7\u00e3o da sua companhia para um fundo solid\u00e1rio, para que todo lucro seja revertido para combater as mudan\u00e7as clim\u00e1ticas e proteger a natureza. Afirmou tamb\u00e9m que isso n\u00e3o afetou o dia a dia da empresa pois j\u00e1 operavam com esse prop\u00f3sito, valores, e compromisso com transpar\u00eancia. Dentro desse assunto falou sobre a compra de uma empresa no setor de alimenta\u00e7\u00e3o, que foi tamb\u00e9m para entenderem como melhorar a cadeia de agricultura para que ela afete menos o meio ambiente. <\/p>\n\n\n\n INTELIG\u00caNCIA ARTIFICIAL E TEND\u00caNCIAS CULTURAIS: COMO DADOS PREV\u00caM FUTUROS. <\/p>\n\n\n\n Sarah da Vanzo (Pierre Fabre), Mirolasv Dimitrov (NWO.ai) e Matt Klein (Reditt).<\/p>\n\n\n\n Se juntaram para fazer uma meta an\u00e1lise com uso de IA de centenas de relat\u00f3rios de tend\u00eancias e chegaram \u00e0 conclus\u00e3o de que as tend\u00eancias ditas mais importantes nesses relat\u00f3rios n\u00e3o s\u00e3o t\u00e3o impactantes quanto pens\u00e1vamos antes, veja o resultado desses estudos nesse link:<\/p>\n\n\n\n
Falou sobre design de sistemas e intelig\u00eancia artificial e modelos de linguagem grande (LLM)….what??? Tamb\u00e9m fiquei assim….<\/p>\n\n\n\n
Falando em intelig\u00eancia artificial, fez uma analogia com o momento \u201cgarrafa de de ketchup\u201d: comparou a s\u00fabita enxurrada de ferramentas de IA \u00e0 nossa disposi\u00e7\u00e3o com o problema com as antigas garrafas de ketchup de vidro. Voc\u00ea abre, sacode, cutuca com facas e colheres e s\u00f3 tira muito pouco ketchup e um pouco de \u00e1gua. Mas voc\u00ea realmente n\u00e3o quer comer suas batatas fritas sem ketchup, ent\u00e3o voc\u00ea sacode um pouco mais e de repente sai tudo de uma vez e enche seu prato. A IA que \u00e9 tend\u00eancia h\u00e1 algum tempo virou a garrafa de ketchup agora. Teremos que aprender o que fazer com a abund\u00e2ncia de modelos e ferramentas de IA agora.
Tamb\u00e9m comparou os modelos de IA com materiais de constru\u00e7\u00e3o. Sobre como \u00e9 importante os materiais que voc\u00ea seleciona para fazer o trabalho – alguns mais adequados do que outros, mas que requer saber como usar. <\/p>\n\n\n\n
Falou abertamente que as empresas dos setores de combust\u00edveis f\u00f3sseis, agricultura e vestu\u00e1rio, est\u00e3o entre os piores poluidores do planeta e s\u00e3o respons\u00e1veis \u200b\u200bpor muitos dos problemas que enfrentamos atualmente com as mudan\u00e7as clim\u00e1ticas. Portanto, \u00e9 responsabilidade deles limpar a bagun\u00e7a que criaram. \u201cOs l\u00edderes empresariais far\u00e3o a coisa certa, depois de esgotarem todas as outras op\u00e7\u00f5es\u201d, disse Gellert. <\/p>\n\n\n\n
Disse que o consumidor e demais stakeholders tem um papel fundamental quando a mensagem versus atitude das empresas em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 sustentabilidade for conflitante (greenwashing). Ele encorajou consumidores e funcion\u00e1rios a serem muito c\u00ednicos e cr\u00edticos em rela\u00e7\u00e3o \u00e0s mensagens de todas as empresas sobre sustentabilidade e manterem a press\u00e3o, especialmente por meio das m\u00eddias sociais. <\/p>\n\n\n\n