O que é Foresight Estratégico?
Fabrícia Botelho
O Foresight Estratégico é uma metodologia que capacita indivíduos e empresas a se preparem melhor para os diferentes futuros que podem experimentar em médio e longo prazo.
Conceito
“Foresight estratégico é a capacidade de criar e manter uma visão de futuros de alta qualidade, coerente e funcional, e de utilizar as percepções que surgem de forma útil para a organização. Por exemplo, para detectar condições adversas, orientar a política, moldar a estratégia, e explorar novos mercados, produtos e serviços. Representa uma fusão de métodos futuros com os de gestão estratégica.” (Slaughter (1999), p. 287).
Metodologia
Para entender as etapas de um projeto de Foresight Estratégico, vamos utilizar a metodologia criada na Universidade de Houston, mas existem várias outras e é comum utilizar mais de uma metodologia em um mesmo projeto:

Framing (enquadramento): é o início do projeto onde são definidos objeto de estudo que chamamos de domínio; escopo; stakeholders; escopo geográfico: local a ser estudado que pode ser empresa, bairro, cidade, estado, país, etc; o horizonte temporal de 5, 10, 15, 20 anos ou mais – que pode ser definido de acordo com necessidade do cliente e setor de atuação; definição do mapa do domínio que são as categorias e sub-categorias que vão entrar no estudo);
Scanning (escaneamento): condições atuais; histórico; tendências; perguntas-chave e questões; planos e intenções anunciadas pelos stakeholders; projeções e previsões relevantes de relatórios de forecasting).
Futuring/Forecasting: Drives de mudança; linha de base e futuros alternativos.
Visioning: Escolha do futuro preferido e suas implicações.
Designing/planning: oportunidades e opções. Planejamento das ações necessárias para se alcançar o futuro preferido.
Acting (Ações): implementação e evolução através da definição de objetivos, estratégias, recursos, tarefas, prazos, responsáveis e formas de mensuração.
Sendo assim, um projeto de Foresight completo leva no mínimo 3 meses de trabalho, dependendo da agenda e envolvimento do cliente, que não é obrigatória, mas desejável já que seu envolvimento aumenta a possibilidade de sucesso na disseminação dentro da empresa e aplicação das soluções encontradas nas ações presentes. Este envolvimento acontece por meio de entrevistas com pessoas chave e workshops.
Benefícios:
O Foresight traz diversos benefícios para as organizações:
– Promove a inovação e fornece dados para a criação de estratégias.
– Antecipa e prepara para desafios e mudanças.
– Mitiga riscos.
– Identifica oportunidades de mercado.
– Gera visões de futuro.
– Torna a organização um agente de mudanças.
– Transforma ideias de futuro em realidade.
Alguns exemplos de insights gerados em um projeto de Foresight:
– Mapeamento de entrantes e start-ups de outras frentes que estavam criando produtos e serviços que iriam tornar o produto do cliente caro e obsoleto a médio prazo.
– Novos mercados que tem mercado consumidor para os produtos do cliente aplicado à uma necessidade emergente.
– Oportunidades de criação de novos produtos em novos segmentos com a capacidade já instalada.
– Verificação de mudança de comportamento do consumidor em curso o que afetará profundamente o setor do cliente a médio prazo e identificação de mudança.
– Análise de novos mercados para atuação da empresa.
– Verificação de empresas e start-ups com potencial de disruptar o mercado do cliente para aquisição.
Para realização do projeto de Foresight é mais comum a utilização de consultorias, mas muitas empresas e governos já contam com departamentos próprios.
É uma metodologia que pode ser aplicada para qualquer tipo de assunto, empresa, produto, serviço e também para organizações de qualquer porte.
Concluindo, o Foresight é uma ferramenta poderosa para perpetuação das organizações e cada vez mais fará parte do dia a dia à medida que as empresas entendam que é preciso estar preparado para um mundo turbulento e com mudanças cada vez mais velozes.
Como sociedade, o foresight nos dá a oportunidade de criar futuros mais funcionais.
“A única forma de prever o futuro é ter poder para formar o futuro.“ Eric Hoffer 1898 – 1983