Blog

O que é Foresight Estratégico?

O que é Foresight Estratégico?

Fabrícia Botelho

O Foresight Estratégico é uma metodologia que capacita indivíduos e empresas a se preparem melhor para os diferentes futuros que podem experimentar em médio e longo prazo.

Conceito

Ou seja, esta disciplina permite que os profissionais identifiquem as forças motrizes de mudança e ruptura que influenciarão os eventos futuros e criar diversos cenários de uma forma que revele sistematicamente os futuros possíveis, plausíveis e prováveis que estão à frente, mas com o objetivo final de selecionar um futuro preferido e então criar estratégias para construir este futuro a partir do momento presente.

“Foresight estratégico é a capacidade de criar e manter uma visão de futuros de alta qualidade, coerente e funcional, e de utilizar as percepções que surgem de forma útil para a organização. Por exemplo, para detectar condições adversas, orientar a política, moldar a estratégia, e explorar novos mercados, produtos e serviços. Representa uma fusão de métodos futuros com os de gestão estratégica.” (Slaughter (1999), p. 287).

Metodologia

Para entender as etapas de um projeto de Foresight Estratégico, vamos utilizar a metodologia criada na Universidade de Houston, mas existem várias outras e é comum utilizar mais de uma metodologia em um mesmo projeto:

Framing (enquadramento): é o início do projeto onde são definidos objeto de estudo que chamamos de domínio; escopo; stakeholders; escopo geográfico: local a ser estudado que pode ser empresa, bairro, cidade, estado, país, etc; o horizonte temporal de 5, 10, 15, 20 anos ou mais – que pode ser definido de acordo com necessidade do cliente e setor de atuação; definição do mapa do domínio que são as categorias e sub-categorias que vão entrar no estudo);

Scanning (escaneamento): condições atuais; histórico; tendências; perguntas-chave e questões; planos e intenções anunciadas pelos stakeholders; projeções e previsões relevantes de relatórios de forecasting).

Futuring/Forecasting: Drives de mudança; linha de base e futuros alternativos.  

Visioning: Escolha do futuro preferido e suas implicações.

Designing/planning: oportunidades e opções. Planejamento das ações necessárias para se alcançar o futuro preferido.

Acting (Ações): implementação e evolução através da definição de objetivos, estratégias, recursos, tarefas, prazos, responsáveis e formas de mensuração.

Sendo assim, um projeto de Foresight completo leva no mínimo 3 meses de trabalho, dependendo da agenda e envolvimento do cliente, que não é obrigatória, mas desejável já que seu envolvimento aumenta a possibilidade de sucesso na disseminação dentro da empresa e aplicação das soluções encontradas nas ações presentes. Este envolvimento acontece por meio de entrevistas com pessoas chave e workshops.

Benefícios:

O Foresight traz diversos benefícios para as organizações:

– Promove a inovação e fornece dados para a criação de estratégias.

– Antecipa e prepara para desafios e mudanças.

– Mitiga riscos.

– Identifica oportunidades de mercado.

– Gera visões de futuro.

– Torna a organização um agente de mudanças.

– Transforma ideias de futuro em realidade.

Alguns exemplos de insights gerados em um projeto de Foresight:

– Mapeamento de entrantes e start-ups de outras frentes que estavam criando produtos e serviços que iriam tornar o produto do cliente caro e obsoleto a médio prazo.

– Novos mercados que tem mercado consumidor para os produtos do cliente aplicado à uma necessidade emergente.

– Oportunidades de criação de novos produtos em novos segmentos com a capacidade já instalada.

– Verificação de mudança de comportamento do consumidor em curso o que afetará profundamente o setor do cliente a médio prazo e identificação de mudança.

– Análise de novos mercados para atuação da empresa.

– Verificação de empresas e start-ups com potencial de disruptar o mercado do cliente para aquisição.

Para realização do projeto de Foresight é mais comum a utilização de consultorias, mas muitas empresas e governos já contam com departamentos próprios.

É uma metodologia que pode ser aplicada para qualquer tipo de assunto, empresa, produto, serviço e também para organizações de qualquer porte.

Concluindo, o Foresight é uma ferramenta poderosa para perpetuação das organizações e cada vez mais fará parte do dia a dia à medida que as empresas entendam que é preciso estar preparado para um mundo turbulento e com mudanças cada vez mais velozes.

Como sociedade, o foresight nos dá a oportunidade de criar futuros mais funcionais.

“A única forma de prever o futuro é ter poder para formar o futuro.“ Eric Hoffer 1898 – 1983

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Pinterest
en_US